Procuradoria da Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Conselho Municipal da Mulher realizaram o FÓRUM - Pelo fim da violência contra as mulheres.
O FÓRUM - Pelo fim da violência contra as mulheres, aconteceu durante todo o dia 22 de novembro e encerrou a programação pelos 21 Dias de Ativismo pela causa.
No período da manhã foram duas palestras ministradas, pelo Juiz de Direito da Comarca de Matelândia, Dr. Rodrigo Dufau e Silva, falando sobre os Desafios do Judiciário no enfrentamento da violência contra Mulher e em seguida a Coordenadora de enfrentamento às violências contra as mulheres do Estado do Paraná, Julliany Souza dos Santos, proferiu a palestra sobre Políticas Publicas no enfrentamento da Violência contra Mulher. Julliany veio representando a Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
No período da tarde, aconteceu a mesa redonda com a participação de Luciane Munhoz Dalécio, vereadora e procuradora da Mulher do município de Ubiratã, Dra. Mariana Silva Dalossi Picelli, Promotora de Justiça, Psicóloga Flávia Brandão, Elizabeth Leal, Vereadora e Procuradora da Mulher de Cascavel, além das vereadoras de Matelândia, Marenilce Mezzomo Procuradora Especial da Mulher no Legislativo, Stela Gaboardi, Andréa S. Zanesco e Patrícia Tórtora.
O presidente do Legislativo Celso Gregório e os vereadores Uni e Paulo C. Gomes também estiveram na abertura do evento.
Compreendemos que a mulher tem papel fundamental na família, neste entendimento acreditamos que isso tem solução, percebemos que a conscientização é o principal meio de alcançarmos um resultado positivo, disse a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Miriam Pietrobon.
“O mais importante é chamar a atenção ou denunciar quando alguém sofre ou se depara com uma situação em que se tenha violência contra a mulher. É muito comum ainda na sociedade algumas pessoas se referir à mulher de uma forma depreciativa. Quando isso acontecer, aqueles que têm a consciência devem tentar demonstrar aos demais o quão errado é aquilo. São formas de tentar erradicar qualquer forma de violência contra a mulher”, orientou a vereadora e Procuradora da Mulher Marenilce Mezzomo em sua fala, destacando que a violência vai além do físico, sendo também sexual, psicológica, moral e financeira.
Fonte: https://www.matelandia.pr.gov.br/prefeitura/site/noticia/3704/a+administra%C3%A7%C3%A3o+municipal+atrav%C3%A9s+da+secretaria+de+desenvolvimento+social+e+habita%C3%A7%C3%A3o+e+conselho+municipal+da+mulher+realizou+no+dia+22/11+o+f%C3%93rum+pelo+fim+da+viol%C3%AAncia+contra+mulheres