Agrinho celebra a educação paranaense, com quase 2,6 mil premiados.
Um evento de dimensões superlativas celebrou, na segunda-feira (4), o encerramento do Programa Agrinho – maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP. Realizada no ExpoTrade Convention Center, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a cerimônia reuniu mais de 4 mil pessoas, entre alunos, pais e educadores, advindos de todas as regiões do Paraná, além de autoridades que enfatizaram a importância do Agrinho para a educação do Paraná. Em sua 29ª edição, o programa terminou com a quebra de um recorde: 2.578 participantes premiados.
Realizada nas redes pública e privada de ensino, esta edição teve como tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. O programa é levado às salas de aula em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e com outras entidades e apoiadores. Ao longo do ano, com materiais didáticos próprios e distribuídos gratuitamente às escolas, o Agrinho tem uma proposta pedagógica inovadora, pautada em princípios como colaboração, interdisciplinaridade, transversalidade e pesquisa.
A metodologia do programa está tão consolidada, que o Agrinho vem quebrando recordes de participação ano a ano. Nesta edição, foram mais de 1,3 milhão de participantes, em 17 categorias. Só no Concurso Agrinho, foram mais de 658,1 mil alunos inscritos. A categoria Redação Paraná somou mais de 551,6 mil participações. No total, 3.741 unidades escolares aderiram à iniciativa, entre escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes. Além disso, o programa também se estende por categorias inovadoras, afinadas com as novas demandas da sociedade, como Robótica, AgroRobótica e Programação.
Anfitrião da festa, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou o alcance e os números expressivos do Agrinho. “O Agrinho incentiva crianças e jovens a conhecer e respeitar o agro. É fundamental a participação de alunos, pais, professores e diretores das escolas da rede pública e privada do Paraná”, disse Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou que os impactos do Agrinho são tão positivos que o programa já foi levado a outros cinco estados – Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia e Ceará, abrangendo 3,7 milhões de participantes por ano. Na avaliação de Piana, o Agrinho tem sido decisivo para fazer com que conceitos e práticas sustentáveis se consolidem entre os estudantes, perpetuando-se entre as gerações.
“Juntamente com uma província do Japão, nós somos o Estado mais sustentável do mundo e o Agrinho tem muito a ver com isso. Este é o melhor programa do agronegócio deste país, tanto que cinco Estados já estão utilizando o Agrinho em suas escolas”, declarou Piana. Ao lado de outras autoridades presentes, o vice-governador foi homenageado ao longo do evento, recebendo uma placa de reconhecimento.
A vereadora Marenilce Mezzomo que recentemente foi eleita vice-prefeita para a próxima gestão, foi convidada pela FAEP e esteve acompanhando toda a programação de premiação, representando o legislativo matelandiense na premiação paranaense do AGRINHO.
Também estiveram representando Matelândia DAIANE MARIA ZANON, Professora – 2º lugar Redação Paraná 8º ano; EMILLY MEZZOMO SPAGNOL, Aluna – 2º lugar Redação Paraná, COM TEMA: " Campo e cidade parceria que dá certo" - 8º ano; JANETE MEZZOMO SPAGNOL, Coordenadora Pedagógica Município de Matelandia e mãe da Aluna Emily; FRANCIELI SCHITTLER RACOLTE GIASSON, Sindicato Rural Coordenadora; MARINEZ BORTOLANZA CRODA, Vice -Presidente Sindicato Rural Patronal e FRANCISCO PELIÇÃO DE OLIVEIRA (Chiquinho) Supervisor SENAR/PARANÁ.
Fonte: https://www.sistemafaep.org.br/agrinho-celebra-a-educacao-paranaense-com-quase-26-mil-premiados/
Assessoria: Fabiano Bettinelli.