Audiência pública sobre a reabertura da Estrada do Colono é realizada em Medianeira
Na noite de sexta-feira (16) foi realizada a Audiência Pública para discutir sobre a reabertura da Estrada do Colono, no auditório Ivo Endrigo, em Medianeira. O evento reuniu diversas lideranças políticas envolvidas no projeto, moradores de Medianeira e região, além de estudantes.
A audiência foi convocada pela Assembleia Legislativa do Paraná e faz parte dos trâmites para a provação do Projeto de Lei 984/2019, do deputado federal Nelsi Vermelho (PSD-PR), de Salto do Lontra, também no sudoeste, que cria a categoria de unidade de conservação estrada-parque e institui Estrada-Parque Caminho do Colono.
A Estrada do Colono (PR-495) pertence ao Governo do Paraná e corta em 17,6 quilômetros o Parque Nacional do Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu. Ela é uma antiga ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste e foi o caminho usado principalmente pelos gaúchos que vieram colonizar o Paraná na metade do século passado. Seu fechamento definitivo foi determinado pela Justiça em 1986.
O deputado estadual Nelson Luersen (PDT), que comandou os trabalhos, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), representada pelo deputado Anibelli Neto (MDB).
O objetivo dos deputados é ouvir a população, lideranças políticas e empresariais para, na sequência, ir até Brasília conversar com o presidente da República, ministro do Meio Ambiente, e os presidentes do Senado e da Câmara dos deputados, onde tramitam duas propostas para a reabertura da estrada-parque, como o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano declarou.
O deputado federal Vermelho (PSD) explicou que a proposta apresentada por ele na Câmara dos Deputados promove uma mudança na legislação permitindo a criação de estrada-parque, que incluiria a Estrada do Colono. Segundo ele, a aprovação da proposta seria um grande avanço para a reabertura do caminho. “Uma estrada-parque será uma Unidade de Conservação Ambiental. Aprovando essa proposta, vamos reabrir a Estrada do Colono e aí sim vamos pensar no tipo de estrada que queremos”, explicou. “Aí teremos que juntar os projetos. Tem que ser modernizado, temos hoje asfalto ecológico. Ela será elevada? Na sua totalidade ou parcialmente elevada? Nosso projeto é apenas para a criação da estrada-parque. Depois disso, as audiências serão importantes para discutir com o governador e deputados, porque a estrada é estadual, qual a forma que será feita”.
Participaram da audiência pública os deputados estaduais Soldado Fruet (PROS), Elio Rusch (DEM), Marcel Micheletto (PR), Paulo Litro (PSDB), e Professor Lemos (PT); o deputado federal Vermelho (PSD), o ex-deputado federal Assis do Couto, além do secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, prefeitos Ricardo Endrigo de Medianeira, Texerinha de Matelândia, Claudio Dutra de São Miguel do Iguaçu, Ivo Roberti de Serranópolis do Iguaçu, presidentes das Câmaras de Vereadores Valdecir Fernandes de Medianeira e Rafael Felisberto de Matelândia, diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineu da Costa Rodrigues e os vereadores Jebson, Toninho, Carlos, Edson, Adilto e Gabriel que também representou a ACAMOP sendo seu atual presidente.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.