Caciopar aprofunda pauta empresarial em Matelândia.
Empresários de toda a região participaram no sábado, na Câmara de Vereadores de Matelândia, de reunião mensal da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresáriais do Oeste do Paraná. Diversos assuntos de interesse da livre iniciativa foram debatidos.
As boas-vindas foram dadas pelos presidentes da Caciopar, Alci Rotta Júnior, e da Acima (Associação Comercial e Empresarial de Matelândia), Carlos Franco. O primeiro assunto foi apresentado pela médica Dana Liza de Souza. Ela falou sobre o Projeto Inocência, que trabalha com a prevenção do abuso sexual infantil. Com o suporte de uma série de ações, o Inocência atua diretamente com a criança, para que ela saiba acionar seus instintos em potenciais situações de perigo.
O presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior, e a gerente Rosane Schulz Ferreira, reforçaram informações sobre a Vote Certo, campanha de orientação aos eleitores lançada há poucas semanas. Realizada em parceria com a Faciap, a Vote Certo tem o suporte de peças publicitárias produzidas por uma agência e gratuitamente cedidas a associações comerciais de todo o Paraná.
Coordenadores das quatro microrregiões da Caciopar fizeram apresentações de ações em andamento desde o planejamento estratégico, há poucos meses. Há alguns consensos, como atitudes de fortalecimento da cultura associativista, de estratégias para concretizar bandeiras dos municípios das micros e do compromisso de levar o máximo de participantes para o Congresso e a Convenção da Faciap.
A reunião também abriu espaço para apresentação de empresas parceiras da Caciopar nas áreas de seguro de vida empresarial, e de registro e produção de propriedade intelectual. As ações prioritárias do Programa Oeste em Desenvolvimento foram detalhadas pelo presidente Danilo Vendruscolo. Ela falou sobre aeroporto regional, novo traçado ferroviário e de passos para tornar o Paraná área livre da febre aftosa sem vacinação.
Um dos assuntos mais aguardados era o eSocial, com a professora e autora de livros técnicos Lúcia Young. Ela informou sobre novas exigências às empresas no repasse de informações trabalhistas e previdenciárias, entre outras.
Um pré-projeto sobre feiras itinerantes também foi apresentado. Algumas leis que já existem em outras cidades foram estudadas para dar origem à nova. O desafio de contar com um instrumento de regulamentação aproximou a Câmara e a Acima, informou o assessor jurídico do Legislativo, Rodrigo Arthur dos Santos. Os autores do pré-projeto são os vereadores Antonio Pizoni, Jebson Bózio e Adilto Caon.
Estiveram representando o Legislativo de Matelândia na reunião mensal da Caciopar os vereadores Antonio Pizoni, Jebson Bózio, Líria Carnetti (Kika), Adilto Caon e Aldair Pereira.
Depois, os presentes à reunião confraternizaram em almoço.
Fonte: http://www.caciopar.org.br/noticia/110981
Assessoria: Fabiano Bettinelli.