Câmara aprova instituição do Programa Vereador Mirim em Matelândia.
Os vereadores da Câmara Municipal de Matelândia aprovaram no dia 14 de março, em sessão ordinária, o Projeto de Resolução nº 05/2022 que institui o Programa Vereador Mirim no âmbito do Poder Legislativo Municipal. O objetivo do projeto é estimular a participação das crianças na política, proporcionando reflexões sobre as funções do Poder Legislativo e a importância da política para o desenvolvimento e a resolução de problemas da sociedade.
Como forma de preparar os futuros jovens para a vida civil e política, o programa conta com etapas para inscrição, eleição e posse, com sessões uma vez por vez por mês na Câmara e o desenvolvimento atividades legislativas assessoradas.
Voltado para estudantes do ensino fundamental das escola municipais e particulares de Matelândia, o programa aceitará ao todo 13 estudantes ao ano. Os 13 alunos exercerão o papel de vereador, contando cada um com o apoio de um colega que os auxiliará durante as atividades como assessor parlamentar. A participação de cada escola será por livre adesão.
Segundo o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, o programa será composto de etapas:
- Divulgação do programa em todas as unidades escolares do Município;
- Eleição dos vereadores mirins em cada escola pelos próprios estudantes;
- Implementação do cronograma de atividades, que irá de março a dezembro, em conjunto com o ano letivo.
O Projeto de Resolução nº 05/2022 foi proposto pelo vereador Cleiton Pecatti (PODEMOS). Ao apresentar a justificativa do projeto, o parlamentar destacou que os jovens serão os agentes da transformação política da nação, mas para que alcancem bons resultados é preciso qualificá-los, torná-los críticos, com condições de saber interpretar e escolher o que é correto. "Os jovens de hoje serão os líderes de amanhã, e portanto precisam entender melhor como funcionam os poderes que atuam na sua cidade, os princípios básicos da Administração Pública, e nós - na condição de parlamentares - queremos proporcionar espaço e oportunidade igual para todos", defendeu o vereador.
Apresentação nas escolas para os diretores e professores, prefeito Maximino apóia o projeto.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.