Colaboradores da Câmara de Foz e outras Casas Legislativas da região realizam curso do Interlegis e SAPL.
O Legislativo Iguaçuense recebe nesta semana, do dia 06 ao dia 10 de novembro, as Oficinas de Portal Modelo (site oferecido às instituições legislativas do país, de maneira gratuita) e a Oficina de SAPL, que é um Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, também sem custo.
Os cursos são oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis), do Senado Federal. Os produtos do Interlegis foram construídos para união e transparência das Câmaras do país. Os instrutores do ILB/Intelegis que estão dando os cursos em Foz do Iguaçu são: José Bonifácio Góis Júnior (JB) e Rodrigo Luz.
Quem participa dos cursos são 24 servidores e assessores de diversas Câmaras, dentre elas: de Jaguapitã, Fênix, Matelândia, Irati e Foz do Iguaçu. A Câmara de Foz do Iguaçu já está migrando do site atual, que é uma ferramenta que necessita de contrato de manutenção, para o Portal Modelo, do Interlegis. Já as Câmaras de Matelândia, Jaguapitã, Fênix e Irati tem a plataforma do Interlegis funcionando.
A oficina de Portal Modelo está sendo ministrada para que os funcionários das Casas possam aprender e dirimir dúvidas a respeito da alimentação e funcionamento do site. Na parte de Portal Modelo são abordados alguns assuntos como: customização do site, da parte da história da Câmara, alimentação e ordenamento das notícias, agenda de eventos, galeria de fotos e vídeos, assim como de uma parte de transparência, na qual se alimenta com conteúdo como planilhas, orçamentos, contratos e recursos humanos.
A economia estimada pelo Legislativo Iguaçuense com a migração para os produtos tecnológicos do Interlegis é de aproximadamente 73 mil reais anual. São contratos que atualmente geram custo e serão substituídos por ferramentas gratuitas do Senado e com a possibilidade de hospedagem do material no próprio interlegis, o que confere maior segurança com relação à ataques de hackers.
O curso é oferecido em diversos municípios do país que solicitam. No entanto, com a concorrência devido às datas disponíveis, a Câmara de Foz contou com apoio do Deputado Federal Giacobo (PR), o qual mediou o pedido junto ao Senado Federal.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.