Diálogo com municípios da 9ª regional busca mais recursos para saúde de Foz.
Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 12 de julho, teve por intuito unir forças dos municípios da 9ª regional de saúde, para buscar recursos da área para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que se encontra em déficit orçamentário para atender demandas das cidades do entorno.
A reunião foi chamada pelo vereador Edivaldo Alcântara (PTB), mas contou também com a presença dos parlamentares: Yasmin Hachem (MDB), João Morales (União Brasil), Ney Patrício (PSD), Cabo Cassol (Podemos), Anice Gazzaoui (PL). Representantes do setor de saúde e vigilância de Foz participaram, assim como de Matelândia a vereadora Marenilce Mezzomo e o vereador Zulmir Rinaldi (Uni) e de Serranópolis do Iguaçu as vereadoras Maria Madalena Bertoline e Clarita Filipin.
“Essa possibilidade de regionalização do hospital não é só da Câmara de Foz, mas dos 9 municípios que compõem a regional. A população de Foz pede socorro”, enfatizou o vereador Edivaldo Alcântara (PTB).
O vereador Ney Patrício (PSD) destacou: “O Hospital tem o nome de municipal, mas ele atende regionalmente, todas as cidades componentes da 9ª regional, mais um público do Paraguai, Argentinos e um público que passa por Foz. Mas, isso tem um custo e Foz está suportando isso sozinha”.
Marenilce Mezzomo, vereadora de Matelândia, que participou do diálogo afirmou: “Sabemos que a dificuldade que os municípios enfrentam quando é necessária uma vaga de média e alta complexidade. Então vemos a necessidade de ampliação e até mesmo de regionalização do Hospital”. A ideia é formar uma frente parlamentar em busca de recursos e da viabilização da regionalização do hospital.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.