Em parceria com Itaipu, Matelândia lança projeto de cisternas na área rural.
A Itaipu, por meio do Programa Cultivando Água Boa, em parceria com a prefeitura de Matelândia e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, inaugurou as duas primeiras cisternas do projeto que pretende dotar as propriedades rurais do município de cisternas, proporcionando um uso mais racional da água.
O projeto de trazer essas cisternas também para Matelândia, foi um pedido do Secretário de Meio Ambiente Junior Garcez, que disse que segundo estudos feitos no município apontaram um alto índice de consumo de água nas atividades agropecuárias, especialmente na avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, chegando a comprometer o abastecimento em alguns períodos do ano, principalmente nos períodos mais secos. Enquanto o consumo médio de uma família (considerando higiene, alimentação e limpeza) é de 130 litros por dia, em média, uma pocilga de suínos chega a consumir 10 mil litros.
“A partir desse diagnóstico, surgiu à proposta de implantar cisternas, para captação de água da chuva, e assim enfrentar esse problema”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Junior Garcez.
Em uma primeira etapa, foram selecionadas duas propriedades para abrigar os projetos-pilotos: Nésio Camana, da Linha Panizzon e Edemilson Centenaro, da Linha Ouro Verde.
Segundo o prefeito Rineu Menoncin, a construção de cisternas se tornará uma política pública do município. “A intenção é chegar a beneficiar o maior número possível de propriedades rurais”, disse.
Cada cisterna tem capacidade para armazenar 500 mil litros de água da chuva e foram especialmente desenvolvidas para a avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite. O projeto tem um custo total de R$ 121 mil e o investimento de Itaipu é de R$ 68 mil.
Estiveram presente na inauguração das cisternas o presidente do Legislativo Rafael Felisberto e os vereadores Aldair, Toninho, Celso (Bedéco), Nei e Edson Alves.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.