Gerente da SANEPAR participa da Sessão da Câmara de Matelândia para explicar problema de abastecimento em Vila Esmeralda.
Na noite de terça-feira (21) o Gerente Geral Região Sudoeste da SANEPAR Engenheiro Renato Mayer Bueno e a gerente regional Rita Ivone Camana, estiveram presentes na 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores para responder ao requerimento nº 02/2017, encaminhado a SANEPAR e assinado por todos os vereadores.
Renato explicou de como está à situação da seguinte forma:
“A princípio a Sanepar ainda não assumiu a responsabilidade de operar o Sistema de Abastecimento de Água da Vila Esmeralda, esta responsabilidade dar-se-á após a conclusão das obras em andamento e a começar, em razão da Sanepar não poder operar sem estarmos de acordo com a portaria do Ministério da Saúde.
Durante a perfuração do novo poço para atender, ocorreu problema com a bomba que era utilizada pela comunidade, a Sanepar retirou e instalou uma segunda bomba, novamente teve problema, ambas de 5 m3/hora. Instalamos uma nova bomba, porém, devido às características técnicas não atendeu o ponto operacional para atender a vazão requerida pela população. Todas as bombas eram em tensão monofásica.
A fim de solucionar mesmo que parcialmente o problema a obra elétrica antecipou a instalação de um sistema trifásico, possibilitando assim colocarmos um conjunto moto bomba com capacidade de bombear até 14 m3/hora. Assim, saímos de uma produção máxima de 120.000 litros por dia para 300.000 litros.
No dia (9/2) o Sr. Pedro, que ainda cuida do sistema, nos informou que pessoas estranhas mexeram nas manobras e ocasionou o extravasamento dos reservatórios ocasionando a continuidade da falta de água. O que esperamos que não aconteça mais.
O cronograma das obras está dentro da normalidade e esperamos que até o final do mês de março, as principais unidades já estarem concluídas e assim após 1º de abril a Sanepar irá assumir definitivamente o sistema conforme acordado com o Município de Matelândia.”
Durante a participação do gerente da Sanepar se manifestaram o presidente Gabriel Cadini, os vereadores Adilto Caon, Laco e Jebson que também fizeram outros questionamentos ao gerente da SANEPAR, todos respondidos pelo mesmo.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.