Matelândia fará mobilização no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
A Procuradoria da Mulher, Câmara Municipal de Matelândia, Governo do Estado do Paraná1ª Caminhada do Meio-Dia, de combate ao feminicídio, que será realizada no dia 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
Esta é uma mobilização feita pela secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte e da deputada estadual Marcia Huçulak.
A data marca a memória da morte da advogada guarapuavana Tatiane Spitzner, assassinada em 2018. Em 2019, uma lei foi sancionada para honrar sua memória e intensificar a luta contra o feminicídio no estado.
Caminhada do Meio-Dia
A concentração da caminhada está prevista para as 11h30 na Praça da Cultura Olívio Massarolo, com percurso pela Avenida Duque de Caxias e chegada na Prefeitura Municipal de Matelândia (Praça Sétimo Barcarolo). A organização pede que as pessoas compareçam vestidas de branco, levando uma mensagem de paz e harmonia.
De acordo com a deputada estadual Leandre Dal Ponte, a mesma ação também deverá acontecer em outros municípios do estado.
Segundo dados dos boletins de ocorrência unificados, 136 municípios tiveram registros de feminicídio no Paraná, entre o início de 2019 e abril deste ano. O número médio de casos foi de 78 feminicídios por ano; 83% das vítimas tinham idade entre 20 e 49 anos.
“O Dia de Combate ao Feminicídio será uma oportunidade para a reflexão e mobilização da sociedade para erradicar essa extrema violência de gênero”, destaca a vereadora e Procurado da Mulher Marenilce Mezzomo.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.