MOÇÃO Nº 05-2023 – De Aplauso ao Professor Doutor Amauri de Lima.
O Legislativo matelandiense, com iniciativa do Vereador Sérgio Luiz Argente e apoio dos demais, externa Moção de Aplauso ao professor Amauri de Lima, pela conquista do prêmio do Programa de Intercâmbio Ganhando o Mundo.
O professor Amauri de Lima, do Colégio Estadual Euclides da Cunha, de Matelândia, foi um dos 4 professores selecionados do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu, selecionado para participar do Programa de Intercâmbio Ganhando o Mundo.
Amauri ficou em 5º lugar entre os cerca de 100 professores selecionados em todo o Paraná. Não é a primeira vez que o Professor Amauri se destaca com premiações de âmbito nacional. Em 2013 foi o professor orientador da Aluna Jhenifer Mezzomo Spagnol – 1º lugar do PR e 3ª do Brasil - Concurso de Redação Jovem Senador 2013, sendo citado no Congresso Nacional, pelo Deputado Federal Hermes Frangão Parcianello. Em 2014 esteve em Brasília como professor semifinalista da 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, acompanhando a mesma aluna, que hoje está em fase de conclusão da Faculdade de Medicina.
O resultado alcançado pelo professor é algo inédito para o município, mas é fruto de uma carreira de 30 anos dedicados à educação. Afinal, o Professor Amauri é Doutor em Linguagem e Sociedade pela Unioeste, Educador Ambiental (Unioeste/Itaipu), Especialista em Mídia Educacional pela Universidade Federal do Paraná, além de Professor Formador da SEED desde 2020.
O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, voltada aos professores e pedagogos da rede estadual de ensino. Ao todo, são 96 selecionados que terão uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior da Finlândia ou Canadá.
Na instituição de ensino no exterior, os cursos ofertados tratam de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, o sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país.
Nesse intercâmbio, os professores vão conhecer novos currículos e metodologias de ensino. É um programa que agrega à educação do Paraná, porque esses professores vão retornar e contribuir com seus colegas, trazendo todo esse aprendizado e sendo grandes multiplicadores de conhecimento.
Durante o período de estudo no exterior, os professores e pedagogos produzirão projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática (na escola e no grupo de estudos Formadores em Ação) após o retorno ao Brasil.
Para nós vereadores é uma honrosa satisfação poder homenagear um professor e cidadão que leva o nome de Matelândia pelo Brasil e pelo Mundo através da fundamental área da educação.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.