Projeto Vigia foi apresentado pelo CONSEG a autoridades entre eles os vereadores de Matelândia.
Vigia - essa ideia nasceu em 2017, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O projeto hoje é um brilhante negócio baseado no conceito de Segurança Colaborativa. Por meio do compartilhamento e integração de câmeras (públicas e privadas), o Vigia monitora em tempo real as cidades, auxiliando na melhoria da segurança pública sem onerar o poder público.
Após ser viabilizado em Cascavel, o sistema é agora uma estratégia de segurança para o município de Matelândia.
A parceria foi firmada com o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Matelândia, Antonio Carlos Brandão, que é o presidente do Conselho e está implantando o Vigia: “Pertencemos a uma cidade pequena, em desenvolvimento, porém, a BR 277, que corta o município, é um problema. E esse sistema é hoje um dos mais utilizados, tendo obtido melhor resultado com relação a reduzir a criminalidade”.
O Conseg conta com o apoio do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Prefeitura, Polícia Militar e Civil, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial e Prefeitura Municipal de Matelândia, que estão reunidos em um protocolo de intenções. O foco do Conselho é integrar a comunidade com as autoridades policiais, promovendo ações que resultem no enfrentamento dos problemas de segurança e na melhoria da qualidade de vida da população.
“Trata-se de uma visão inovadora excelente, que poucas cidades possuem no Brasil. Diante da sua implantação, não tenho dúvidas que todas as autoridades e população vão aprovar, pois, os estudos de locais onde há sistema de vigilância por câmeras, a maioria das cidades tiveram índice de criminalidade reduzido entre 60 a 80%. É um projeto muito importante e Matelândia está já muito feliz com a sua implantação”, afirma o presidente Brandão.
Na apresentação do projeto com a demonstração do funcionamento das câmeras junto ao Destacamento da Polícia Militar, estiveram presentes o presidente do Legislativo Rafael Felisberto e os vereadores Jebson, Nei, Aldair e Toninho, representando o executivo o Secretário de Administração Edimar Reginato, também estiveram presentes o Juiz da Comarca DR. Rodrigo Dufau e Silva, o promotor DR. Lincoln Luiz Pereira, Capitão Volmir da Silva da Polícia Militar, Delegado da Polícia Civil DR. Julio Cesar Andrade Bianchi, Presidente do Conselho da Comunidade DR. Alexandre Vanin Justo.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.