Vereadores acompanham Audiência Pública da Secretaria e Conselho Municipal de Educação e Cultura de Matelândia.
Na terça-feira (12) foi realizada Audiência Pública para Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação do município de Matelândia. O Plano homologado pela Lei Municipal Nº 3.452 de 19 de maio de 2015, foi elaborado e implantado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação. É um estudo daquilo que já foi construído e daquilo que ainda se tem a fazer. Acima de tudo é um documento que garante à sociedade a possibilidade de ter metas articuladas com Plano Nacional de Educação e estratégias claras do que é preciso fazer para alcançar os resultados esperados.
“O Monitoramento e a Avaliação do Plano Municipal de Educação é a construção de uma política de Estado e não de Governo, acreditando que a Educação está acima de qualquer outro interesse que não seja o bem comum” afirmou a Secretária de Educação e Cultura Neiva Romani Bosio.
Para a explanação e discussão das metas, estiveram conduzindo os trabalhos a representante da Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME Silvana Verdi Johan e o Professor Anilton César, representante do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, ele que é o responsável pelo monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação tendo sob sua jurisdição os municípios de Matelândia, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.
Segundo o Professor Anilton “só é possível termos uma educação de qualidade se houver o comprometimento de todos, seja da população, do governo federal, estadual e municipal e também do corpo docente”. E com base nesta afirmação, a audiência pública visa apresentar e discutir de maneira ampla e democrática cada meta e cada estratégia.
O Prefeito de Matelândia Rineu Menoncin afirma que “estamos buscando dar amparo aos nossos profissionais da educação, queremos aperfeiçoar este Plano para que ele esteja beneficiando a educação como um todo, sejam os alunos, os professores e toda a nossa comunidade escolar. Queremos sim o melhor para a educação, e esta avaliação nos dá subsídios para tanto”.
Presentes na audiência que ocorreu no anfiteatro do Parque Farroupilha, os Vereadores Carlos Caon, Antonio Pizoni, Liria Carneti e Jebson Bozio, do Professor Anilton César do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu neste ato representando também a chefe do núcleo Sra. Ivone Muller, do Presidente do Conselho Municipal de Educação e Cultura de Matelândia Sr. Luiz Carlos Marchi, da Secretária Municipal de Educação e Cultura Neiva Romani Bosio, os membros da comissão de monitoramento do Plano, Diretores, Professores e equipe da secretaria.
Agradecimento especial aos professores da Casa da Cultura Duda e Cleber pela execução do Hino Nacional Brasileiro.
Fonte: https://www.facebook.com/pg/prefeituramatelandia/photos/?tab=album&album_id=1799754906703346