Vereadores, prefeito e vice, eleitos em Matelândia são diplomados pela Justiça Eleitoral.
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
No caso de Matelândia, foram conferidos os diplomas pelo Juiz Eleitoral da 118ª Zona Dr. Rodrigo Dufau e Silva, ao prefeito Gabriel da Silva Cadini, a vice-prefeita Marenilce Aparecida Mezzomo.
E para os onze vereadores eleitos: Juarez Greff, Lucas da Silva Cadini, Sérgio Luiz Argente (reeleito), Rafael Cabral Felisberto, Zulmir Rinaldi - Uni (reeleito), Nei José Gasparin, Andréa Sandi Zanesco (reeleita), Jandir Krupinski - Fritz, Stela Gaboardi (reeleita), Leila de Fátima Corrêa e Jussara Scarparo de Oliveira (reeleita).
A solenidade contou também com a participação do vereador da atual legislatura, Celso Gregório (Bedéco) atual presidente do legislativo.
Diversas autoridades da região participaram da solenidade. A mesa de honra foi composta pelo juiz eleitoral da 118ª Zona Eleitoral da Comarca de Matelândia, Rodrigo Dufau e Silva, pelo promotor eleitoral Rafael Fabris, além de outras autoridades entre elas o atual prefeito de Matelândia Maximino Pietrobon.
Por meio da cerimônia de diplomação, a Justiça Eleitoral atestou que o candidato foi efetivamente eleito pela população e está apto para assumir o cargo.
A posse dos eleitos para comandar a cidade pelos próximos quatro anos será no dia 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal de Matelândia.
Assessoria: Fabiano Bettinelli.